quinta-feira, 10 de maio de 2012


Minimamente Sonhador 
Por Jaqueline Masotti


   Você já ouviu falar de uma banda Islandesa com um vocalista cego de um olho e falsete? Se já ouviu, deve saber que estou falando da banda fantástica chamada Sigur Rós (pronuncia-se Si- ur ros). Esse nome é uma homenagem para a irmã do vocalista, já que seu nome é Sigurros e ela nasceu no mesmo dia em que a banda foi criada. Sigur Rós significa rosa da vitória. Bem poético, não?

   Bom, a primeira vez que ouvi a banda, tive a sensação de mergulhar e ir afundando cada vez mais, conforme ouvia a música Avalon. Mas não porque a sonoridade seja deprimente, e sim porque o vocalista, ao tocar sua guitarra, utiliza um arco de violoncelo. Isso mesmo, um arco para tocar uma guitarra. E o som, mamma mia! É a coisa mais extraordinária desse planeta! Claro, se você gostar de coisas de outro mundo. Para ajudar a criar essa atmosfera etérea e minimalista, a voz falsete do vocalista dá um novo ar a essa banda incrível. E eles não usam apenas o arco de violoncelo. Os caras são excêntricos MESMO. Em um DVD que vi deles, eles utilizam cascalhos encontrados ao redor dos poucos (ironia) vulcões da Islândia, e a sonoridade é IN-CRÍ-VEL. Só isso. Tipo, os caras mandam bem até com pedras.

   É, as letras são um problema. Mesmo as traduções para o português são meio difíceis de entender. A lírica das músicas são tão viajadas na maionese quanto a melodia. Mas isso não tira a viagem astral que você irá realizar ao ouvir essa banda! Mesmo porque você não vai entender Islandês (muito provavelmente). 



   O que posso dizer de uma banda que tocou minha alma de tal forma como o Sigur Rós? Bom, pra alguém que no histórico musical encontra-se Björk, Radiohead e Depeche Mode, é de se esperar que goste de uma banda como o Sigur Rós. Mas há algo nessa banda que me permite viver em um mundo de sonhos. Sim, Sigur Rós é mais do que uma banda. É todos o sentimentos do mundo mergulhados em calma. Você se sentirá em uma meditação ou poderá se sentir altamente feliz e bem consigo mesmo ao ouvi-la. Sério. Claro, algumas pessoas dirão que a banda dá sono. E eu direi com um sorriso no rosto: É você que dá sono, seu besta. Não, não farei isso, mas que dá vontade, dá.

   De qualquer forma, Sigur Rós é para aqueles que desejam mergulhar-se em si mesmos, e tentar (eu disse TENTAR) conhecer a si mesmo. Não é uma banda para você ouvir e cantar junto. É uma banda para você ouvir e SENTIR junto. Mesmo porque se você tentar imitar o vocalista, você com todo seu talento musical (hey, não fique bravo, eu me incluo nessa) irá parecer um gato miando com diarreia. Ou algo pior. Você e eu não nos igualaremos a genialidade dessa banda, e do vocalista Jonsi. Sinta a melodia com a banda. Mas, um conselho, tome cuidado para não entrar em um estado deveras introspectivo. Sério, caso contrário, não haverá retorno. Você será um eterno depressivo.

   Bom, para conhecerem a banda, indico alguns vídeos de músicas mais famosas (hehe) e os vídeo são lindos. Todos. Alguns têm crianças com roupas diferentes, outros alguém afundando e coisas bem excêntricas. Mas belíssimas!


 





   Um dos meus preferidos! Se quiserem conhecer mais da história da banda, indico:
http://www.lastfm.com.br/music/Sigur+R%C3%B3s


Um beijo pra vocês, seus lindos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário