segunda-feira, 14 de maio de 2012



Um Pouco de Calculadora e Amor à Tecnologia Fará Bem para Você 
Por Jaqueline Masotti


   Você já ouviu falar de uma banda que se chama Usina de Energia? Não? Poxa, que pena amigo. Você tem certeza? Às vezes você já ouviu uma chamada Kraftwerk… e não sabia que isso significa usina de energia, em alemão! Olha, essa banda foi muito influente na música eletrônica (e ainda é) com seus ritmos vindos de uma outra galáxia!

   Bom, pelo nome da banda, já se conclui que deve se tratar de algo tecnológico. E sim, suas músicas tem sempre algo de eletrônico no nome: Pocket Calculator (essa é de dar risada… os sons que eles usam, ao menos eu vejo graça, são de fazer você rir…), Computer Love (essa vai lembrá-lo um pouco de Talk do Coldplay - os caras usaram um pedaço da música para construir a deles, mas, pelo que li, tudo com os direitos autorais) entre outros nomes que envolvam a situação da Guerra Fria e suas tecnologias.

   Para você que gosta de um cenário das máquinas, sem dúvida vai gostar da banda. Quando digo eletrônica, não falo de puts puts puts ou wubwubwubwub (insira outras onomatopéias a seu bel-prazer). Eu falo da criação de um mundo cheio de estrelas dentro de você. E logo abaixo desse céu, estações espaciais, astronautas e a Terra logo abaixo. É… eu diria que o Kraftwerk consegue transmitir o possível som que existiria no Universo, se não houvesse o vácuo. E você viaja ouvindo, atravessando um buraco de minhoca e indo parar em outro tempo e espaço. E sinta-se feliz com isso.

   As letras… Bom, não espere algo com grande conteúdo poético. Ao ouvir Radioactivity, você vai ouvir que Madame Curie descobriu a radioatividade e que essa sintoniza o Kraftwerk. Mas, em compensação, ao ouvir The Hall of Mirrors (uma das músicas mais lindas e mais fantásticas que já ouvi) você vai descobrir algo sobre as estrelas ao se refletirem no espelho... É, não espere conteúdos altamente amorosos… se quiser ouvir sobre amor ouça um pouco de The Cure ou um pouco de The Smiths (ambas excelentes bandas que farão bem ao seu coração ou a sua depressão).




   Uma coisa que gosto nas letras da banda é que eles misturam o Alemão (lógico, eles são alemães) com o Inglês (para nós coitados entendermos ao menos uma parte). Mas isso dá um efeito ainda mais tecnológico, pois a meu ver, o alemão é uma língua que inspira tecnologia. Tente ler um poema romântico em alemão e tente ler um manual da sua TV em alemão (se você souber o idioma, eu não sei, mas imagino). Verá que o manual vai ser muito mais interessante. Bom, posso estar terrivelmente enganada (hey, eu gosto de alemão, acho uma língua com uma sonoridade muito bonita).

   O ritmo… Ah! O ritmo… a melodia... Sim, esse é o ponto mais forte do Kraftwerk e o que mais gosto neles. Sabe quando você vê um filme de ficção científica, mas aqueles espaciais? Bom, é a mesma sensação ao ver uma nave saindo em direção ao cosmos e ouvir Kraftwerk. Em ambos você vai querer estar dentro. Ah, vai me dizer que nunca quis estar em uma nave espacial? Por favor, se nunca quis, volte para a cama, durma e fique lá até decidir sonhar com naves espaciais. Bom, voltando, você vai querer estar dentro da melodia da banda. Vai querer fazer parte da máquina, do universo e de tudo. Mas, conselho, ouça de noite. De dia não tem graça.

   Bom, depois de falar o que penso a respeito, é hora de apresentar o som dos caras. Vou indicar as que mais gosto - Pocket Calculator está ai pra vocês rirem (RIAM) e Computer Love para verem a semelhança com Talk de Coldplay . Não deixei de lado as duas que mais gosto: Radioactivity, Tour de France e The Hall of Mirrors… São tantas músicas boas, AHHHHHH!!!!!









   Bom, fica aí a dica! A banda se apresentou dia 11 no festival Sónar (aproveitei a deixa). Na página do festival tem a história da banda (e haja história) um pouco resumida.
http://www.sonarsaopaulo.com.br/pt/2012/prg/ar/kraftwerk_104

   Uma nota importante: Na wikipédia, Kraftwerk está traduzido como usina de energia (e no google translate também, "power station"). No Last fm, está como "power plant"….Optei por confiar no google e na wikipédia.
Mas confiram a história da banda um pouco mais completa:
http://www.last.fm/music/Kraftwerk/+wiki

   É isso ai! Um beijão para vocês! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário