Ultrapassando o Semáforo
Por Gustavo Gonçalves
Sem essa de que banda brasileira não presta, essa é uma opinião infundada. Entre todas as que eu poderia indicar, falarei especificamente sobre uma: Vanguart. Bem, eu já fui a um de seus shows, que foi na Virada Cultura em Jundiaí no ano de 2009. Na época eu conhecia apenas "Semáforo", gostava muito dessa música, mas sinceramente nada se compara ao som ao vivo, e no meu caso a uns 5 metros do palco.
A banda Vanguart já existe desde 2002. Não é à toa que eles não estouraram como o "Rebolation" do Parangolé ou o "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha" de João Lucas e Marcelo, afinal eles tocam Folk Rock, o que no Brasil, infelizmente, não é muito difundido. Suas músicas normalmente são metafóricas e de um nível de compreensão bem elevado, mas ainda assim nada prejudica a transmissão da sensação peculiar que o seu som carrega.
O vocalista, Helio Flanders (o qual tive a sorte de conseguir tirar uma foto com ele) é matogrossense - viu só, não é só do Pará que surgem novidades - e além do vocal também toca violão e gaita. Para os chatinhos de plantão, o Vanguart canta músicas tanto em português quanto em espanhol e inglês.
Quem conhece a banda normalmente só ouviu "Semáforo", assim como eu antes de ir ao show. Quer um conselho? Dê um tempinho para o Facebook e para o MSN e procure um pouco mais da banda, pode ser no Google mesmo. Mas se você insistir em ficar no Facebook, não tem problema, eles possuem uma página da Vanguart, procure lá, vale muito à pena.
Faz um bom tempo que não vejo anúncios de shows da Vanguart pelo interior paulista, mas se você for o sortudo que ver por aí não deixe de ir! Caso não tiver tanta sorte assim, ainda existe o Youtube. Mesmo que não tenha muito material do primeiro CD (o primeiro que fizeram por uma gravadora), o qual tem o mesmo nome da banda, é uma opção. Aqui estão umas das músicas que mais gosto:
Álbum: Vanguart
Álbum: Boa Parte de Mim Vai Embora
Valeu aí, até a próxima banda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário